Subscribe Us

header ads

Magazine Luiza vai colocar apenas negros no próximo programa de trainnes


De acordo com o que está sendo noticiado na internet, cito como fonte a Isto É, a empresa Magazine Luiza vai colocar apenas negros no próximo processo de trainees. O assunto está bombando no Twitter de maneira controversa. 

Algumas pessoas elogiaram a ideia por entenderem que trata-se de uma oportunidade para os negros. Outras pessoas, por outro lado, acreditam que seria um "racismo reverso" e que seria injusta a decisão da empresa. Dentre as pessoas que discordam da atitude está um deputado federal que inclusive afirmou que entrará com processo no ministério público a respeito do assunto. 

O assunto de fato é polêmico, porém, não podemos fechar os olhos para uma triste realidade para os negros. Conversando com um colega de trabalho há uns dias, ele me disse que antes de passar em concurso público, participou de processos seletivos em que, no entendimento dele, não foi selecionado pelo fato de ser negro, pelo menos foi o que lhe transpareceu. 

As pessoas têm todo o direito de discordar de opiniões, mas não podemos fechar os olhos para a realidade. Negros no Brasil e até no mundo não possuem as mesmas condições e sofrem sim bastante preconceito,ora velado ora explícito. 

Minha esposa lembrou esses dias que participou de um processo seletivo para um banco privado, no qual desistiu por não concordar com as exigências. O que chama a atenção dela é que neste banco, pelo menos os bancos de nossa cidade, ela não conhece um negro sequer trabalhando. Será que não existe um negro capaz de ocupar vaga de um técnico bancário ou será que a não escolha de um seria proposital?

Não vou dizer que a atitude da Magazine Luiza está certa, porém, temos que rever um pouco mais nossos conceitos de igualdade de condições para pessoas, independentemente de sexo, cor, religião ou  o que quer que seja.

Postar um comentário

0 Comentários