Subscribe Us

header ads

O preço da imparcialidade


 Sim, a imparcialidade tem um preço e um preço altíssimo que nem todos estão dispostos a pagar. A imparcialidade significa basicamente não escolher um lado, não ter uma opinião formada ou mesmo tendo, ser capaz de deixar tal opinião de lado, para julgar determinada coisa com equidade.


Algumas experiências pessoais minhas me fez enxergar o quão é difícil ser imparcial. Você é atraído, se apega ou cria determinadas ideias e ideologias, daí, alguém surge com uma ideia totalmente avessa ou levemente distorcida do que você acreditar ser o certo e a reação natural é defender com unhas e dentes aquilo que você julga ser o certo. Um erro que nós cometemos é não ponderar outras ideias e o pior: Agredir ideias contrárias como se as que nós acreditamos fossem totalmente absolutas.

Minhas experiências me mostraram e tem me mostrado que é necessário ponderar sim outras ideias e opiniões. É importante julgar tudo e compreender que podemos estar errados, que somente a imparcialidade pode nos fazer enxergar o certo ou o menos prejudicial.

A ideia da imparcialidade não pode se distanciar do senso crítico. Para ser imparcial é preciso pensar, é preciso questionar, é preciso romper com as ideias formuladas. 

A imparcialidade tem um preço altíssimo que nem todos estão dispostos a pagar. Porém, aquele que assume o risco de ser imparcial, certamente vai entender que nem tudo aquilo que lhes fora ensinado é de fato uma verdade absoluta e que é possível sim compreender os anseios alheios. 

Postar um comentário

0 Comentários